Porquê usar sacolas reutilizáveis

Sacolas de Crochê

Em todo mundo são usadas sacolas plásticas em praticamente todas as compras realizadas em estabelecimentos comerciais, inclusive em alguns países chegam a ser gratuitas. Mas apesar de toda praticidade que apresentam, as sacolas plásticas têm alto custo ambiental.

Produzidas a partir de petróleo, depois de usadas, em geral por uma única vez, costumam ser descartadas de maneira incorreta e levam de 20 a 1000 anos para se decompor, poluindo os mares, rios e oceanos, provocando a morte de diversas espécies como tartarugas e baleias.

É urgente e necessário que se busque alternativas alinhadas com a sustentabilidade, que nos ajudem a evitar o plástico. Por isso, na Associação INCLUIR+ tentamos sempre ter atenção aos projetos que criamos, buscando soluções reutilizáveis e duráveis.

O Clube de Costura Sénior INCLUIR+ traz uma alternativa elegante e mais responsável de levar as suas compras, uma sacola em crochê, leve e resistente. Perfeita para compras inesperadas, esta sacola em crochê é de fácil arrumação, pois tem a praticidade de poder enrolar transformando-a numa bolsa mais pequena, o que facilita na hora de guardar.

Compre já a sua na sede da INCLUIR+, na rua Cândido dos reis nº33 em Torres Vedras. Disponíveis em diversas cores e tamanhos. 

sacolas_de_croche

Uma experiência na Incluir +

Caros leitores,

Hoje escrevo e relato a minha experiência de Estágio na Associação Incluir +, como parte integrante e conclusiva do Curso de Intervenção Social e Comunitária que estou a realizar.

Quando cá cheguei, pela primeira vez, compreendi rapidamente o ambiente de cumplicidade e carinho, envolvido num forte e genuíno interesse de transformar a vida de quem aqui cruza caminho. É realmente incrível poder fazer parte de uma ideia tão original e de tamanha solidariedade sendo que é precisamente essa a minha perceção do “Clube de Costura Sénior” e de todo o seu conceito.

Infelizmente e, por questões de trabalho, não consegui privar muito tempo com as senhoras/integrantes que nesta Associação trabalham e convivem. Posso garantir que o pouco tempo que com elas passei me trouxe uma sensação muito boa, senti-me verdadeiramente acolhida e útil. São senhoras dedicadas, amigas, carinhosas, preocupadas com o outro e, acima de tudo, são pessoas. Merecedoras de toda a atenção, dedicação e interesse.

Fico genuinamente feliz e alivada por existirem Associações que dão valor a quem tanto valor tem, que convertem uma vida mais solitária numa vida ativa, provocando um sentimento de utilidade e propósito a quem tanto precisa, de forma ponderada e atenta. É muito necessário.

O meu estágio termina, mas não terminam os laços que criei e o interesse em apoiar e divulgar uma Associação que tanto tem para oferecer. Pelo que posso garantir que continuarei a estar presente, dentro daquilo que me for possível e com todo o gosto.

Um beijinho grande e um forte abraço a todos os que fizeram parte deste meu Estágio, desde a direção, às integrantes e a toda a equipa técnica.

Obrigada. <3

Daniela Monteiro,

Janeiro de 2023

325618409_474819838137696

Burda Style - A nossa homenagem a Aenne Burda

Burda Style é uma revista de moda publicada em 17 idiomas e em mais de 100 países, incluindo Portugal. Cada edição contém moldes para cada design apresentado naquele mês.

A história da Burda Style começou em 1949, quando a alemã Aenne Burda (1909-2005) assumiu a editora falida do seu marido, Franz Burda. Na época a editora que tinha apenas 48 funcionários, começou a publicar a revista que em 1950 foi renomeada para Burda Moden. Tornou-se popular no mercado após 1952, quando começou a incluir moldes para roupas.

Aenne Burda tinha o desejo de ajudar mulheres a ficarem elegantes e na moda, e procurou disponibilizar uma revista inovadora, com moldes e modelos práticos de roupas inspirados nas passarelles de Paris, para que as mulheres pudessem cortar e costurar as suas próprias roupas, uma vez que na época muitas delas sabiam costurar.

“Idealizou criar uma revista arrojada e com estilo, que permitiria ao maior número possível de mulheres vestirem-se com gosto e elegância, independentemente das suas possibilidades”, pode-se ler numa publicação da Burda Style em celebração aos seus 70 anos.

Em 1961, a revista se tornou a maior publicação de moda. Aenne foi considerada a rainha do mundo fashion. Após a morte do seu marido, continuou somando conquistas: em 1987, Burda Moden foi a primeira revista ocidental publicada na União Soviética e em 1994, tornou-se a primeira revista ocidental a aparecer na República Popular da China.

Por 45 anos, Aenne governou o seu império, passando depois para os seus filhos, Franz, Frieder e Hubert.
Aenne faleceu em 2005, aos 96 anos. Seu legado ainda permanece, sendo hoje uma das maiores empresas de mídia da Alemanha, com marcas como a edição alemã da Playboy, a revista de notícias Focus, bem como as revistas Bunte e Superillu, entre outras.

burda

Um conselho amigo aos jovens

Clube de Costura Sénior

Numa sociedade que se encontra em constante transformação, é visível que muitos jovens se encontram perdidos e consumidos no caos que o mundo consegue ser. Por isso, e porque a solidariedade é um dos principais valores defendidos pela Associação Incluir +, procurámos aconselhar através da experiência.

Compreendemos a necessidade de olharmos uns pelos outros, de esticar a mão ao próximo, de saber estar presente. Deste modo, apostámos numa genuína tentativa de orientação através de lemas de vida tão sábios, entregues por parte de quem já tanto viveu, de quem já tanto sentiu.

Precisamos uns dos outros, mais do que nunca.

um_conselho_amigo_5

Reutilização de Revistas na Incluir+

Pensando numa maneira original e sustentável para os clientes levarem os produtos feitos pelas senhoras do Clube de Costura Sénior, a Associação INCLUIR+ criou sacolas artesanais reutilizando revistas.

Diariamente, revistas, jornais e boletins informativos são deitados no lixo depois de lidos ou deixados num canto a deteriorar. A reutilização deste material permite uma retenção de custos à associação e, principalmente contribui para a diminuição da poluição ambiental.

A INCLUIR+ tenta sempre reaproveitar/reutilizar materiais nos seus projetos, como parte das suas valências. Assim, temos todo o gosto em receber estes materiais para utilizarmos na confeção das sacolas artesanais. 

sacolas-papel

Dia Municipal para a Igualdade

Desde 2010, o dia 24 de Outubro - Dia Municipal para a Igualdade - é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, que promovem os valores da Igualdade, Inclusão e Participação.

Sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”, organizações da sociedade civil e entidades públicas de diferentes pontos do País, realizam durante o mês de outubro, várias iniciativas, presenciais e online, por todo o território continental e ilhas. Este ano, a data será celebrada de 17 a 31 de outubro.

Segundo a ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local - esta iniciativa procura ser um compromisso com a Igualdade, sendo também uma iniciativa de cidadania local.

A igualdade e a não discriminação são princípios fundamentais do direito internacional dos direitos humanos. Toda pessoa, sem distinção, tem direito a desfrutar de todos os direitos humanos, incluindo o direito de ser tratada de forma igualitária pela lei e o direito à proteção contra a discriminação por diversos motivos, incluindo a orientação sexual e a identidade de gênero.

Tendo em conta que as desigualdades que persistem, é de suma importância a promoção da igualdade e a não discriminação. De acordo a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, “é proibida a discriminação em razão, designadamente, do sexo, raça, cor ou origem étnica ou social, características genéticas, língua, religião ou convicções, opiniões políticas ou outras, pertença a uma minoria nacional, riqueza, nascimento, deficiência, idade ou orientação sexual. No âmbito de aplicação dos Tratados e sem prejuízo das suas disposições específicas, é proibida toda a discriminação em razão da nacionalidade”.

O Município de Torres Vedras e outros municípios do país, possuem um Plano Municipal para a Igualdade, que integra um conjunto de medidas a desenvolver. Recordamos que entre 2020 e 2021, foram criados três murais alusivos à temática da igualdade em vários locais do concelho de Torres Vedras, nomeadamente, nos Campelos (na Escola 4G), no centro da Cidade (na Rua Doutor António Gomes Leal, perto da rotunda de Villenave D’Ornon) e na Maceira (perto do edifício da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e da igreja da localidade). A iniciativa de criação dos murais surgiu da IPA - Associação para a Promoção da Igualdade e foi coordenada pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Para este ano, ainda não foram divulgadas todas as iniciativas alusivas ao “Dia Municipal para a Igualdade”, com exceção da iniciativa nacional proposta pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), denominada “Degraus de Igualdade”, que consiste numa intervenção de arte urbana que assinale a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens.

A INCLUIR+ durante o mês de Outubro e em parceria com AMTV - Associação Migrantes Torres Vedras, leva a cabo mais uma sessão dos encontros "Migrar no Feminino" que se debruçam sobre a problemática da Igualdade de gênero.  


Fontes: Animar, Camara Municipal de Torres Vedras.

banner_dia_municipal_para

Dia Internacional do Idoso - A resiliência e as contribuições das mulheres mais velhas

1 de Outubro

O Dia Internacional do Idoso celebra-se anualmente a 1 de outubro. instituído em 1991 pela ONU - Organização das Nações Unidas, este dia tem como objetivo homenagear os idosos e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

O tema de 2022 é “A resiliência e as contribuições das mulheres mais velhas” e segundo a ONU “serve como marca registrada e um lembrete do papel significativo que as mulheres mais velhas desempenham na travessia dos desafios globais e na contribuição para suas soluções com resiliência e coragem”.

Nas próximas três décadas, prevê-se o aumento do número de pessoas idosas em todo o mundo para o dobro, atingindo mais de 1,5 mil milhões de pessoas em 2050. As previsões indicam o aumento mais rápido deverá ocorrer nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais poderá aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050.

Segundo projeções demográficas do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa em 2050. O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. Estes cálculos são feitos com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida e da diminuição dos níveis de fecundidade.

Este ano, o tema do Dia Internacional das pessoas idosas tem como objetivos:

  • Destacar a resiliência das mulheres idosas face às desigualdades ambientais, sociais, económicas e ao longo da vida.
  • Aumentar a conscientização sobre a importância de uma melhor coleta de dados em todo o mundo, desagregada por idade e gênero.
  • Exortar os Estados membros, as entidades da ONU e a sociedade civil a incluir as mulheres idosas no centro de todas as políticas, garantindo a igualdade de gênero.

Vamos comemorar este dia com gentileza, respeito e alegria, deixando o nosso parabéns a todos seniores, em especial ao nosso querido Clube de Costura Sénior.

275436395_226041582745259

Intervenção Urbana com Crochê

Clube de Costura Sénior

Depois de terem decorado com rendilhados os troncos das árvores do Mercado Municipal de Torres Vedras, o clube de costura sénior voltou à Praça Sr.Vinho para finalizar este projeto de intervenção urbana, desta vez, para colorir os postes que iluminam a praça.

Esta iniciativa foi realizada a convite da promotorres em celebração do 12º aniversário do Mercado Municipal de Torres Vedras, que tem decorrido durante todo o mês de setembro, com uma programação diversificada. Inclusive, é já neste sábado, 17 de Setembro, que a INCLUIR+ estará na Praça Sr. Vinho para apagar as velinhas do mercado e ainda realizar mais uma Quermesse no Arraial “Festa na Praça”, a partir das 19h00 até às 01h00.

Recordamos que, em Maio passado, o clube de costura sénior mergulhou neste criativo projeto de intervenção urbana, com a decoração dos pinos de metal em frente a Associação INCLUIR+, que fez com que despertasse a atenção de todos que passam pela Rua Cândido dos Reis, em Torres Vedras. E agora intervenciona mais um espaço desta cidade. 

Convidamos a admirar esta “exposição” urbana comunitária feita pelas mãos de fadas do nosso clube.

305186293_104775852255820

Dádivas de Amor

Doar é um ato de bondade, altruísmo e amor ao próximo. Na associação INCLUIR+ recebemos periodicamente “dádivas de amor” em forma de doações que nos permitem dar continuidade a este trabalho social e comunitário.

A bondade em ajudar através da doação de materiais é uma obra de amor, uma vez que grande parte das doações que recebemos, em algum momento pertenceram a alguém. São artigos que trazem consigo simbolismo, por exemplo, muitos deles pertenceram a alguém que faleceu, cujo familiar nos confia estes materiais como uma forma de perpetuar a memória do ente querido.

Para nós é uma dádiva, é algo que nos transmite entusiasmo em dar o devido uso aos donativos deixados nesta casa. Por isso, agradecemos a todos as generosas doações, que têm permitido realizar diversos projetos ao longo de mais de 5 anos de existência dessa associação.

img_1340

Dia de Sobrecarga da Terra

Earth Overshoot Day

Todos os anos, o Homem esgota cada vez mais cedo os recursos naturais disponíveis no planeta. O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), marca a data em que a humanidade usou todos os recursos ecológicos que a Terra regenera durante todo o ano. “Atualmente, a humanidade utiliza mais de 75% do que aquilo que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar”, adianta em comunicado, a Global Footprint Network - criadora deste conceito - que se dedica à gestão de recursos naturais e ao impacto das alterações climáticas.

Este ano o Dia de Sobrecarga da Terra assinala-se hoje, 28 de Julho, mais cedo do que no ano passado. Em 2021, calhou a 29 de julho, o que significa que este ano a humanidade esgota um dia mais cedo a área produtiva disponível do planeta para regenerar recursos naturais e absorver resíduos. 

Enquanto que em 2020, a sobrecarga ocorreu em 22 de Agosto - há anos que não era assinalado tão “tarde”. A pegada ecológica contraiu-se devido à redução das atividades econômicas pela pandemia de COVID-19.

Segundo a associação GFN existem soluções eficazes e economicamente benéficas para reverter o excesso ecológico e apoiar a regeneração biológica. “Por exemplo, mudar para redes inteligentes e de maior eficiência nos nossos sistemas elétricos empurraria a data para 21 dias. A redução do desperdício alimentar para metade atrasaria a data em 13 dias. O cultivo de árvores com outras culturas no mesmo terreno, também conhecido como consorciação de culturas, atrasaria a data 2,1 dias, entre muitos outros”. É notável a urgência em alterarmos o padrão de consumo dos recursos naturais. Que esta data sirva de alerta para buscarmos soluções para um planeta com um futuro mais sustentável.

background_ge35134aaf_128
Valor:

  • Preço un.
    Quant.:

    Subtotal
A encomenda deve ter um minimo de %s items para poder efectuar checkout
Usamos cookies Cookies
Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Para mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a Política de Cookies e a Política de Privacidade. Consultar detalhes

Damos valor à sua privacidade

Como utilizados os seus dados?

Conservação e acesso a informações

A conservação ou o acesso a informações já conservadas no seu dispositivo, tal como identificadores de publicidade, identificadores de dispositivos, cookies e tecnologias semelhantes.

Personalização

A recolha e o tratamento de informações sobre a sua utilização deste serviço, de modo a posteriormente personalizar a publicidade e/ou o conteúdo, adequando-os a si noutros contextos ao longo do tempo, por exemplo, noutros sítios web ou aplicações. Normalmente, o conteúdo do site ou da aplicação é utilizado para perceber os seus interesses, servindo de base para a futura seleção de publicidade e/ou conteúdo.

Seleção, disponibilização, comunicação de conteúdo

A recolha de informações e a combinação com informações recolhidas anteriormente, de modo a selecionar e disponibilizar-lhe conteúdo e medir a disponibilização e eficácia do mesmo. Isto inclui utilizar informações recolhidas anteriormente sobre os seus interesses, de modo a selecionar conteúdo, tratar dados sobre o conteúdo que foi apresentado, a frequência ou durante quanto tempo o mesmo foi apresentado, quando e onde foi apresentado e saber se reagiu de alguma forma ao conteúdo, incluindo, por exemplo, clicou no mesmo. Não se inclui aqui a Personalização, que corresponde à recolha e ao tratamento de informações sobre a sua utilização deste serviço, de modo a posteriormente personalizar o conteúdo e/ou publicidade, adequando-os a si noutros contextos ao longo do tempo, como, por exemplo, sítios web ou aplicações.